Perséfone – A Rainha do Submundo!

Perséfone é a deusa da primavera e por vezes também da agricultura.

É filha de Zeus com sua irmã, Demeter. Não é uma dos filhos “bastardos”, pois nasceu antes do casamento de seu pai, Zeus, com sua tia, Hera.

Era uma belíssima deusa, virgem e sensual e ao mesmo tempo ingênua. Por esse motivo sempre despertou o desejo de alguns deuses como Hermes, Ares, Apolo e Hefesto. Mas chamou ainda mais a atenção de seu tio, Hades. Que, enfeitiçado por uma das flechas de Eros, encheu-se de amor e paixão pela deusa, raptando-a para o seu reino, o Mundo Inferior.  Demeter, a mãe de Perséfone e irmã de Hades, ficou desolada pelo rapto da filha, deixando suas tarefas de lado e tornando a terra infertil. Porém, por intermédio de Zeus, que mandou Hermes ir ter com Hades e mandá-lo devolver a filha de Demeter. Hades, ardiloso, fez com que a esposa comesse uma romã, o que a prenderia para sempre ao Mundo Inferior, pois quem come algo de lá, lá deve permanecer. Porém, foi feito um acordo: Perséfone passaria metade do ano com sua mãe (primavera e verão) e a outra metade do ano com seu marido (outono e inverno). Mais informações dessa lenda, clique aqui.

Perséfone é uma bela mulher, que sempre chamou a atenção de deuses e mortais. Entre os mortais, o que mais se destaca é Adônis, o qual tornou-se seu amante e também foi o motivo para que a deusa e Afrodite tornassem-se rivais. Acontece que Afrodite sempre teve inveja da beleza de Perséfone, e também perdeu Adônis para a sobrinha-neta. Apesar de Perséfone ter tido Adônis como amante isso de forma alguma influenciou em sua relação com Hades, pois os dois amavam-se e tinha uma bela, calma e amorosa relação.

Outro amante de Perséfone foi Dionísio, o qual sempre frequentava a Casa dos Mortos. Dize-se também que até com o próprio pai, Zeus , Perséfone teve um filho e uma filha: Sabázio e Melinoe.  Com Hades ela teve Macária, a deusa da boa morte.

Também tem uma irmã, apesar de ser menos conhecida, Despina. A deusa que traz o inverno, em consequência de ter sido abandonada pela mãe, Demeter, e por não ter nenhuma atenção da mesma. Como vingança, Despina destrói tudo o que a mãe e a irmã mais presam.

Perséfone, era também uma deusa temida. Inclusive, as pessoas evitavam chamar seu nome, e a chamavam como Hera Inferni. Porque Perséfone, de certo modo, tornou-se a Hera dos Infernos.

A deusa também tem outros nomes: Proserpina, quando está no Mundo Inferior e é a senhora das trevas e dos segredos da morte. E Core, quando está no Olimpo com sua mãe e é a doce deusa da primavera.

Podemos perceber que Core está fazendo um trabalho bom até demais quando fica com sua mãe, pois a cada dia que passa os verões e as primaveras tornam-se mais quentes.

About these ads
    • bandaanaklusmos
    • 2 março, 2011

    Gostei bastante do blog, parabéns! lol

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: