Atena – A Maior das Deusas!

Como vocês sabem, haverá no Blog uma parte somente dedicada à Mitologia Grega. Nela, falarei sobre os personagens mitológicos e os abordarei de uma forma mais… interessante. Espero que gostem. O primeiro post da categoria será sobre: Atena – A Maior das Deusas!

Atena é a deusa da guerra sábia, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. É filha de Zeus, o todo-poderoso, com Métis, a titânide da prudência.

A deusa nasceu da cabeça de Zeus (O que?). Sim, meus caros, como vocês devem saber, Zeus destronou o pai (Cronos) do poder, que por sua vez tinha destronado o pai (Urano) do trono. E foi profetizado por Urano, avô de Zeus, que ele seria derrubado do Olimpo pelo próximo filho homem que nascesse de Métis. Com medo de ser derrubado, Zeus engoliu Métis. É… canibalismo rola solto na Mitologia. Porém, o Senhor dos Céus não contava que Métis continuaria a gerar Atena. Passados alguns anos, Zeus começou a sentir fortes dores de cabeça e pediu a Hefesto, o deus-ferreiro, para partir-lhe a cabeça e eis que: SURPRESA! A dor de cabeça era causa por Atena, que saira da cabeça do pai completamente vestida e armada com lança e escudo.

Palas Atena, como também é conhecida, é uma deusa fascinante. Ela é bastante voltada para as mulheres defendendo-as e protegendo-as. Porém, nunca irrite Atena mesmo sendo mulher, porque quando a deusa se irrita e resolve entrar em uma briga… SAI DE BAIXO! Não é, Medusa!?

A Deusa da Sabedoria, sempre escolhe a quem favorecer, e o faz com sabedoria. Ficou do lado da Grécia na Guerra de Tróia, e, vejam só! A Grécia venceu! Coincidência? Não, é ATENA! Também resolveu ficar do lado de Odisseu/Ulisses em seu retorno para a pátria: Ítaca – Ela o ajudou bastante, o livros de perigos e lhe deu a coisa mais indispensável no mundo: Sabedoria.


A Senhora dos Ofícios, sempre é uma ativa defensora das mulheres. Já livros várias delas de estupros. (Na Mitologia tem um monte de tarados que mal podem ver uma ninfeta que já querem e vão lá para afogar o ganso. #ÉFreud). Transformou Niktimene em uma Coruja e a fez seu animal símbolo; para livrá-la de um estupro.

Todavia… As pessoas que a irritavam… Hum, eu não queria estar na pele delas. Um dos personagens mais conhecidos que já sofreu uma punição de Atena foi a Medusa. Sim… Medusa era uma linda mulher, sacerdotisa de Atena, porém, Medusa sucumbiu aos cortejos de Poseidon e entregou-se ao deus no Templo de Atena. A deusa da guerra, furiosa, transformou os lindos cabelo de Medusa em várias víboras que picavam-se ao mesmo tempo, e o seu rosto em coisa tão terrível que quem o fitasse transformaria-se imediatamente em pedra.

Também é de Atena que vêm a famosa expressão: “Voto de Minerva“. Pois, na versão Romana da deusa, ela é Minerva. O tão conhecido voto refere-se ao julgamento de Orestes, no qual, Atena decidiu após um empate no júri que o rapaz era inocente.

Hoje em dia, Atena tem sido muito esquecida. Principalmente o seu atributo sabedoria. Precisamos de sabedoria em todos os momentos e não só da sabedoria como das artes e dos ofícios. De guerras já estamos cheios, mas sabedoria e artes, essas duas juntas podem nos levar a muitos lugares!

PS: Atena é minha deusa preferida.

    • Thuane Guilhen
    • 20 fevereiro, 2011

    Que belo começo hein? Mitologia grega me fascina há muito tempo. Atena é a minha favorita. Gosto do Poseidon também, mas nenhum outro me desperta tanta paixão… *_*
    Boa sorte pra você… Vou acompanhar sempre! =*

  1. Nossa, parabéns! o texto ficou ótimo!!! Ainda mais por falar da queridinha ATENA. Adoro ela. Tem um texto antigo no meu blog sobre ela:
    http://t.co/sx4dAWN
    Adorei Roger! voltarei sempre!
    Beijão,
    Sarah Micucci (escritora)

    • Johnd92
    • 22 maio, 2014

    Hey are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you require any coding knowledge to make your own blog? Any help would be really appreciated! kkcafdbcbdec

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: