Hefesto – O Deus Ferreiro!

Hefesto é o deus do fogo, dos metais e da metalurgia. Pode ser também considerado como um deus dos ofícios, assim como sua irmã, Atena.


Hefesto, Afrodite e Eros.

O Senhor do Fogo é o ferreiro divino. É muito conhecido por ser o produtor do Raio de Zeus e do Tridente de Poseidon. Assim como de Pandora, a primeira mulher mortal, a qual abriu a “Caixa de Pandora” e libertou os males no mundo e desposeu Epimeteu. Também é famoso por ter forjado a rede que prendeu Afrodite e Ares e os deixou serem ridicularizados frente a todos os outros deuses.

O deus é filho de Zeus e de Hera. No entanto nasceu digamos que muito feio. Por essa razão sua mãe, Hera, o atirou do Olimpo ao mar. E nessa queda, acabou ficando coxo. No mar, foi acolhido por Tétis e Eurínome, ambas filhas de Oceano. Após a idade adulta, Hefesto retornou ao Olimpo e por ordem de seu pai, Zeus, desposou Afrodite, a deusa do amor.

Hefesto cobriu a esposa com muitas jóias e metais preciosos. E também com um maravilhoso cinturão mágico que quando a deusa usava, ninguém resistia aos seus encantos. O que, cá entre nós, não fui uma coisa muito sábia do Corno do Olimpo ter feito.
Há quem diga que Afrodite realmente amava o marido, porém como esse só dava atenção às suas obras a deusa o traia com a finalidade de chamar-lhe a atenção e fazer com que ele lhe fizesse as devidas honras.
Há também que diga que o deus divorciou-se de Afrodite e casou-se com a Graça. (Cadê a Graça? Será que tá no meu bolso? KKK – CU!)

O Deus dos Metalúrgicos instalou forjas nos interiores dos vulcões e também construiu para si um belíssimo palácio de bronze com vários servos autômatos.

O Senhor dos Metais não teve filhos com Afrodite. Somente teve um filho com Atena e Gaia: Hefesto sempre deu investidas em Atena, porém a deusa não lhe retornava. E um dia ele a quis molestar. Agarrou-a a força e ejaculou em seu colo. A deusa, enojada, tomou um lenço e limpou o sêmen do deus, em seguida, atirando-a a terra. Gaia, se aproveitou e deixou-se fecundar pelo deus, gerando o semi-deus. Atena criou o filho escondida dos outros deuses. Mais informações sobre o ocorrido, clique aqui.

Pelos dias de hoje, vemos que Hefesto deixou um belo legado para nós, seres humanos. Somos exímios manejadores da metalurgia e com um empurrãozinho de Prometeu somos excelentes dominadores do fogo. Um viva ao Senhor do Fogo e da Metalurgia!

    • Cláudia Silva
    • 28 fevereiro, 2011

    Estes deuses são cá uns opurtunistas….!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: