Deméter – A Senhora da Agricultura!

Deméter é a deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano.


É filha de Cronos e Reia, é a segunda mais velha dentre todos os filhos. Como sua bisavó, Gaia, Demeter é uma deusa da terra.

É mãe de Core/Proserpina/Perséfone com Zeus, seu irmão e senhor dos deuses.
Quando Perséfone foi raptada por Hades, Deméter decidiu sair do Olimpo e procurar por sua filha e não retornar até que a filha fosse encontrada e restituída.  E a deusa culpou a terra por haver dado passagem para Hades levar embora sua filha, e a amaldiçoou:

“– Ingrato solo, que tornei fértil e cobri de ervas e grãos nutritivos, não mais gozará de meus favores!”

Desse modo, o solo tornou-se estéril, o gado morreu, os arados quebraram e os grãos não germinaram. Os humanos passaram a ficar com fome e doentes, por ficarem sem os favores da terra. Então a fonte Aretusa, compadecida, resolveu contar a deusa o que havia ocorrido com a filha. Tendo ouvido, a deusa foi ter com Zeus para que ele mandasse Hades devolver a filha. Porém, Hades deu à Proserpina uma romã, que de certo modo era um fruto que ele havia colhido no Mundo Inferior, e sendo do Mundo Inferior, após ingerida, garantia a quem comesse uma ficada permanente no lugar. Então foi feito um acordo: Metade do ano Proserpina passaria com sua mãe (Primavera e Verão), quando é chamada Core, a Moça. E a outra metade com o marido (Outono e Inverno), quando é chamada Proserpina. Assim, tudo foi restabelecido.

Deméter também teve uma filha com seu outro irmão, Poseidon, Despina. A Senhora, como é chamada, pois é bastante temida, foi abandonada pela mãe ao nascer. Entendam, Deméter abandonou Despina pois estava louca à procura da filha, Perséfone (o que não justifica o abandono). E também foi abandonada pelo pai, Poseidon. Despina é quem cuida da natureza enquanto sua irmã está fora, destruindo tudo o que ela e a mãe tanto amam, em represália ao abandono (inverno).

A Senhora das Estações também é uma das deusas que teve filho com mortais. Teve o deus Pluto (que não deve ser confundido com Plutão, epíteto romano para Hades), filho de Deméter com o cretense Lásio.

Hoje em dia, a maioria das pessoas esqueceu completamente do reinado de Deméter. Apesar de a Agricultura ainda ser forte, não tem mais o mesmo valor de antes. Se a Agricultura fosse tão valorizada quanto antigamente, talvez houvesse mais pessoas de caráter e que respeitassem o trabalho manual e honesto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: