Hécate – A Senhora da Magia!

Hécate é a deusa da magia e dos caminhos, das encruzilhadas e da noite, dos espectros e dos fantasmas, da juventude, da lua, do Céu, da Terra, do Mar e do Mundo Inferior. Também é quem protege as crianças e é enfermeira e curandeira de jovens e mulheres. E é também uma das grandes deusas (junto a Deméter e Perséfone) que preside os Mistérios de Elêusis.

Hécate é filha de Astéria e de Perses. Astéria era filha dos titãs Febe e Céos, e era uma deusa estelar e também é irmã de Leto, que é a mãe dos gêmeos Ártemis e Apolo; deste modo, Hécate e Ártemis e Apolo são primos. Perses é o deus da luxúria e da destruição e era filho de dos titãs Crio e Euríbia.

A Tríplice Deidade

A deusa é uma Tríplice Divindade, ou seja, possui três aspectos. É uma deusa anciã, ao mesmo tempo que é uma deusa mãe e ao mesmo tempo que é uma deusa virgem. Também demonstra a sua tríplice divindade através do domínio do céu, do mar e da terra (e também dos infernos).

A Senhora da Magia é a mãe da feiticeira Circe (com  e do monstro Cila. E tia de Medeia e Eetes. Aparecia nas noites de lua nova com uma matilha de cães fantasmas e aterrorizava as pessoas. É uma das duas deusas, junto a Ártemis (sua prima) que receberam o legado de Nyx, para com a noite.

Era a rainha do Mundo Inferior enquanto Core estava com sua mãe. E as duas, Proserpina e Hécate, sempre andavam juntas, pois ambas faziam julgamento das almas dos mortos.

Nas história da Mitologia Grega, seu papel sempre foi secundário. Mas na Titanomaquia foi aliada de Zeus. Também ajudou Demeter a procurar por Perséfone, quando esta foi raptada por Hades e lutou contra Héracles, quando este quis matar Cérbero, o cão que lhe fazia companhia no Mundo Inferior.

Esta Senhora demonstra a sua benevolência, atendendo aos pedidos dos mortais concedendo prosperidade material, eloquência na política, vitória nas batalhas e nos jogos, peixe abundante aos pescadores. Pode conceder privilégios em todas as áreas, ao contrário de algumas divindades que são restringidas nesse aspecto.

Vagava à noite pela terra, sendo somente visível aos cães que latiam com a sua iminente presença. E quando fazia tais passeios sempre vinha acompanhada de seus aspectos e das empousai. Quando aparecia aos magos e às feiticeiras, aparecia com um archote em cada mão ou na forma de animais como égua, cadela ou loba.

Parece que na série Harry Potter, a história da magia dos bruxos vem da deusa Hécate. Pois, a história da magia é baseada na mitologia grega, deste modo, as duas coisas fundem-se e tornam-se uma só.

    • Luciano S.A
    • 9 março, 2011

    Se define numa palavra…
    Poderosa!!

    • Cláudia Silva
    • 10 março, 2011

    Na colecção “Os Segredos do Imortal Nicolas Flamel”, 1º livro, a deusa tem um papel fundamental. Segundo o autor, Michael Scott, Hécate foi amaldiçoada por não tomar partido nas batalhas, desse modo, ela envelhecia ao longo do dia: de manhã era jovem e á noite idosa. Ela foi uma das duas deusas que consegui plantar uma semente da árvore Yggdrasil, a árvore do mundo.

    • Luciano S.A
    • 10 março, 2011

    Tentei imaginar a situação d dia jovem ,de noite idosa!!Cabulosoo d++ :/
    Se bem q isso, é coisa típico de bruxa msmo…

    • Luciano S.A
    • 10 março, 2011

    Tentei imaginar a situação d dia jovem ,de noite idosa!!Cabulosoo d++ :/
    Se bem q isso, é coisa típica de bruxa msmo…

    • Cláudia Silva
    • 10 março, 2011

    Se leres o livro verás o quão estranho é!

    • Cláudia Silva
    • 10 março, 2011

    Pelo que tenho lido dos teus comentários acho que vais adorar a colecção. Chama-se “Os segredos do Imortal Nicolas Flamel” e tem 7 livros, mas apenas 4 foram lançados ainda: O Alquimista, O Mágico, A Feiticeira e O Necromante.

      • Luciano S.A
      • 10 março, 2011

      isso q eu vou fazer…vou dar uma pesquisada sobre esses livros…
      Vou só esperar a madrugada chegar…é porq é uma hora q fico + concentrado e na tranquilidade!!!rsrsr

        • Luciano S.A
        • 11 março, 2011

        Agora sao 03:20 hras…estou aki na madrugada no blog..lendo d novo sobre mitologia!!!kkkk
        Claúdia ..me diz aí..
        onde vc conseguiu esse livro?! dá uma dica d site q vende ??q eu to procurando os preços estão em euro..kkkkk
        e pelo jeito é mtoooo bem falado msmo!!!

    • Cláudia Silva
    • 11 março, 2011

    Luciano, eu vivo em Portugal e consegui o livro através do site do site da Bertrand. Já tentou a procura no site do Submarino?
    O 3º livro já dizia que a saga era a sucessora do Harry Potter, mas eu já tinha percebido isso mal acabei de ler o primeiro!

      • Luciano S.A
      • 11 março, 2011

      Consegui achar pelo submarino!!!
      não é tao facil achar naum,hein?! rsrsrsrs

  1. Boas leituras, então, Luciano!

  1. 9 agosto, 2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: