Dionísio – O Deus das Bacanais!

Dionísio é o deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho e da intoxicação que toma o bêbado.

É filho de Zeus com Sêmele. Dionísio é a reencarnação do deus Zagreu, filho de Zeus com Perséfone. Acontece que: Zeus pretendia passar o Trono do Olimpo para o filho. Mas Hera, tomada do receio de perder o trono como Senhora do Olimpo, ordenou aos Titãs que matassem Zagreu. Os Titãs não só o mataram como o esquartejaram e o comeram, porém o coração foi salvo por Atena que, posteriormente entregou tal “artefato” ao pai.
O Senhor do Olimpo então fez com que a mortal Sêmele comesse o coração a fim de voltar a gerar o filho perdido, que desta vez se chamaria Dionísio. Mas de novo o ciúmes tocou Hera que persuadiu a mortal para que esta pedisse ao amante que lhe mostrasse a sua verdadeira forma divina e que jurasse que realizaria o pedido pelo rio Estige (o maior juramente dentre mortais e imortais). E assim foi feito, Zeus apareceu em todo o seu esplendor para a jovem, que não suportou a visão e desintegrou-se em cinzas. Zeus então tomou o garoto que havia sobrado, garoto este que ainda estava no sexto mês de gestão e o coseu-o em sua coxa. No momento certo, “deu à luz” ao menino. E confiou-o a Hermes, que por sua vez confiou-o a Ino e Athamas.

Mesmo quando adulto, a fúria de Hera ainda não a havia abandonado e esta fez com que Dionísio enlouquecesse e assim foi feito. Dionísio começou a vagar pela terra, louco e sem rumo. Até que chegou à Frígia onde foi acolhido por Réia que o curou e ensinou-o esses dons.

Para ser aceito como um Olimpiano, Héstia teve que ceder-lhe o trono. Ficando assim um número ímpar de mulheres no Conselho Olimpiano. Héstia cedeu já que não queria ver uma guerra, então afastou-se, cedeu lugar e foi agraciada com um maravilhoso reino por seu irmão, Zeus.

Junto a Afrodite foi pai de Príapo, o deus com uma deformidade no pênis, o que torna o seu membro enooooooooooorme. Nos dias de hoje, quem tem deformidade, no mundo da medicina, diz-se que há priaprismo. Porque será né…?

O Senhor do Vinho aprendeu tal coisa com Sileno, que foi seu professor e companheiro fiel. Foi ele quem ensinou a Dionísio a cultura e o consumo do vinho. Além de Sileno, o deus das  Bacanais sempre é acompanhado de sátiros, ninfas e centauros, que tocam flautas e fazem grandes festas.

É… Parece que Dionísio até hoje se faz presente entre nós. Já que os homens, quando bebem, tornam-se loucos e desvairados cometendo atrocidades tão terríveis quanto a própria bebida. É curioso ver que no tempo de hoje, século XXI, haja pessoas desvairadas o suficiente para não compreenderem os malefícios do álcool.

    • Luciano S.A
    • 10 março, 2011

    concerteza…
    Esse não é o meu DEus!! rsrs festas,bebida,intoxicação…!!

    • Cláudia Silva
    • 10 março, 2011

    A isto é que eu chamo uma família acolhedora: o pai entrega o filho ao tio, que entrega a não-sei-quem…..

  1. Desde o antigo Egito o alcool estava associado às orgias (siiimmmm os egípcios também tinham deuses da fertilidade e cometiam orgias… inclusive bestialidades). Você poderia dizer de que livro tirou a informação sobre como aconteciam os bacanais? É que encontrei o seu blog e fiquei curiosa se o livro poderia conter mais informações. To escrevendo sobre os aspectos da sexualidade nos povos antigos e esta informação seria de muita ajuda. Grata!

    • Olá querida, obrigado por ter visitado e comentado o Blog, fico muito feliz que tenha gostado. Aqui quem fala é Rogério Felix, e se não me engano eu tirei parte das informações sobre “As Bacanais” do livro “O Livro de Ouro da Mitologia”, um volume rico em todas as mitologias. Creio eu que falei sobre este mesmo livro lá no Blog, e que deixei um link para leitura em PDF Online/ Compra/ Download. Se não for esse o livro comunique-me, por favor, pois será um grande prazer te ajudar nos seus escritos.

      Atenciosamente, Rogério Felix.

  2. Muitissimo obrigada, adquiri o livro e estou fazendo uma leitura… muita informação boa!!! Um grande abraço, sucesso! =)

      • Nathaly
      • 1 setembro, 2012

      oiii que fazer sexo

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: