As Górgonas!

As três Górgonas eram filhas de Fórcis e Ceto. Eram Esteno – A que oprime, Euríale – A que está ao largo e Medusa – A impetuosa. Assim como sua mãe, Ceto, possuiam uma beleza invejável. Porém, eram inescrupulosas e desregradas, o que despertou a ira dos deuses. E o que mais chamava a atenção, é que a beleza das três irmãs eram idênticas a de Atena, o que a irritou ainda mais.

Então, para não permitir que essas três deusas fossem iguais a Atena e tivessem um comportamento tão tosco, Palas as castigou, deformando-lhes a aparência. Transformou os belos cabelos em ninhos de cobras peçonhentas e violentas, que picavam a face das três, outrora bela. Fez com que os maravilhosos dentes das deusas, se transformassem em enormes presas de Javali e os pés e mãos, tão delicados, foram transformados em bronze frio e pesado. Não obstante, Atena fez com que a macia pele das Górgonas fossem cobertas de escamas douradas e para fechar com chave de ouro a deusa da sabedoria condenou as três para que tudo quanto lhe fosse contemplado, transformasse-se em pedra.

Medusa

“Mortas de vergonha” pela ocorrido, as irmãs refugiaram-se no País da Noite Eterna, onde faziam fronteira com as Gréias e com o Jardim das Hespérides.

Mesmo quando monstruosa Medusa foi assediada por Poseidon, que secretamente amava Atena. Para se vingar de Atena, Medusa aceitou Poseidon, que a desposou; O deus dos mares também fez com que Atena soubesse do ocorrido. Quando soube, a deusa se sentiu tão ultrajada, tão enojada, que tomou de Medusa a imortalidade. (Como já dito antes aqui no Blog, há uma outra versão para o ocorrido. Na qual, Medusa e suas irmãs ainda eram belas e Medusa era uma sacerdotisa de Atena. Todavia, Poseidon possuiu Medusa no templo da deusa e como vingança Atena transformou as três irmãs em monstros).

Como tornou-se mortal, Medusa foi morta por Perseu, um filho de Zeus. Que, com a ajuda de Atena, Hermes e Hades matou Medusa, cortando-lhe a cabeça. Quando a Górgona foi morta, estava grávida de Poseidon, e do sangue jorrado do pescoço nasceram duas criaturas: O cavalo alado e imortal, Pégaso e o Gigante Dourado Crisaor. Mesmo após de morta, a cabeça da Medusa continuou com o seu “vigor”.

  1. Aleluia! Finalmente vemos tre deuses juntos por uma causa!

    • Luciano S.A
    • 18 março, 2011

    Pégaso veio do sangue desse ser?!?!
    eu nao sei q versões estão certas…isso se tiver outra versão…
    Mas se for analisar por akele filme “Fúria deTitãs”o novo…
    Pégaso já existia ,antes msmo da medusa sendo morta!

    • Nathaly
    • 1 setembro, 2012

    Achei que otimo

  2. demais esse blog
    muito bom mesmo
    adorei
    Parabéns !!!!

    • Obrigado, muito obrigado mesmo. É bom demais ouvir coisas desse tipo às vezes! ^^

  3. Muito legal eu me amarro nessas historias.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: