Bullying – Abomine essa ideia você também!

Hoje em dia, um assunto muito recorrente é bullying. Mas o que é Bullying?
Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully – «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Onde ocorre o bullying? O bullying pode ocorrer em diversos locai dentre eles:
Escolas – Nas escolas é bastante comum ocorrerem essas atitudes pavorosas e repugnantes. Sendo ele dentre ou fora dos colégios. Não ocorre somente de aluno para aluno, podendo ocorrer de professor para aluno também. Vai desde apelidos pejorativos à agressões físicas, no caso de aluno-aluno, e no caso professor-aluno pode ir desde as humilhações com relação ao rendimento escolar até ao professor prender o aluno, ou seja, não deixando com que ele vá ao banheiro ou beba água, o que pode causar graves problemas. Nos E.U.A, foi bastante comum o bullying, chegando a ocorrer até mesmo suicídios em função do descaso das autoridades escolares para que o fato não se consumasse.

Local de Trabalho – Onde é descrito como: “Um problema sério que muito frequentemente as pessoas pensam que seja apenas um problema ocasional entre indivíduos. Mas obullying é mais do que um ataque ocasional de raiva ou briga. É uma intimidação regular e persistente que solapa a integridade e confiança da vítima do bully. E é frequentemente aceita ou mesmo encorajada como parte da cultura da organização”.

Vizinhança – Ocorre quando um vizinho intimida o outro para ocasionar a sua mudança. Como acontece? Simples, o “vizinho maligno” faz barulhos excessivos para perturbar o outro e até forja situações policiais, para que o “vizinho benigno” encha-se dessa vida e finalmente mude-se.

Políticia – É o bullying entre países, quando um país decide impôr a sua vontade sobre o outro, geralmente através das forças militares. (Parece que os Estados Unidos, os próprios Estados Unidos, usaram desse tipo de bullying para impôr a vontade sobre o Iraque. Imaginem se essa moda pegasse…).

Militar – Acontece quando os militares usam da força física e/ou abuso de autoridade para intimidar e/ou vitimizar os outros ou para infligir castigos ilícitos. O Brasil e outros países já sofreram dessa forma de bullying (Ditadura Militar), porém essa forma de bullying ainda está protegida contra investigações abertas.

Devemos tomar muito cuidado para não cometer nem ser vítima do bullying. Em minha escola há uma certa forma de bullying, mas graças a Deus, a diretora é bastante enérgica e qualquer forma de bullying a diretora denuncia imediatamente ao Ministério Público. O que, por sinal, é uma atitude muito correta e deve ser tomada sempre.

Se você sofre de bullying, denuncie os seus agressores. Não tenha medo! Afinal, se você não denunciá-los, ninguém nunca irá saber que você está sofrendo. Pare de sofrer em silêncio! Em nossa sociedade, pelo menos em uma pequena parte, temos pessoas competentes que podem tomar providências, basta você querer!

Se você comete o bullying pare já com isso! Ponha a mão na consciência e veja que as pessoas ao seu redor são seus semelhantes. Tome como filosofia de vida a seguinte frase: “O que você não quer para si, não dê aos outros”.

Afinal, também devemos observar as pessoas que causam o bullying, porque elas podem ser mais feridas do que os próprios sofredores.

Como já disse, todos somos iguais. Portanto, Sociedade,olhe para todos e procure entender os seus problemas! A maior beneficiária de tudo isso será Vossa Senhoria.

DIGAM NÃO AO BULLYNG!

    • Luciano S.A
    • 24 março, 2011

    “O que você não quer para si, não dê aos outros”.

    Essa é minha filosofia!!!

    …………………….

    Infelizmente é um dos problemas q difícilmente vai acabar..e tem em todo lugar!Isso é falta d educar os filhos desde d pequeno ,explicando sobre as diferenças e tals!
    Eu nao sei..mas imagino q o bullying fora do Brasil é bem maior do q aqui…
    porq aki no Brasil é uma mistura de raças,cultura e mtas outras coisas…
    ……………………..

    • maryah eduarda de souza prandiny
    • 3 abril, 2012

    bullying isso não é brincadera….o que não desejas pra vc não desejes tambem para seu ´próximo,BULLYING É CRIME….

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: