Cronos, o Senhor Titã!

Cronos é o Senhor dos Titãs. É filho de Gaia – A Terra e Urano – O Céu. E tem doze irmãos, Oceano, Céos, Hiperião, Crio, Jápeto, Tétis, Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Dione e Teia ; sendo o Cronos o caçula dentre os irmãos.

Cronos se tornou o Senhor do Mundo, à pedido de sua mãe. Vejam bem: Urano todas as noite vinha cobrir a Terra, e quando estava ficava grávida, ele encerrava os filhos de volta no seio da terra. Gaia já não suportava as dores, então, propôs a todos os filhos que destronassem o pai, porém somente um aceitou, Cronos. Como auxílio, Gaia presenteou o filho com uma foice, que havia sido fabricada por Nix. Então, Cronos partiu, castrou o pai e tomou o controle do mundo.

A partir desses fatos, o mundo foi governado pelos Titãs. Eles representavam as forças primordias e brutais da natureza. Foi no reinado de Cronos que a humanidade nasceu, e segundo dizem, a mesma viveu a sua “Idade do Ouro”, o que não é bem uma verdade.

O Senhor da Foice casou-se com sua irmã, e teve seis filhos, os Crônidas. Os Crônidas são (por ordem de nascimento) Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

Como tinha medo de ser destronado pelos filhos, Cronos engoliu um por um, exceto Zeus que foi salvo por Reia. Após crescido, foi a vez de Zeus destronar o pai, iniciando a Titanomaquia.

Atribui-se a Cronos o poder do tempo. Mas o tempo, em sua velocidade. Não o tempo passado, presente e futuro. Quem o associa a isso está errado, pois esta é a função de Chronos, a personificação do tempo, daí a confusão.

Há várias versões quanto ao que ocorreu ao Rei Titã após ser deposto do trono. Alguns dizem que ele foi exilado como rei de um povo, onde tudo era perfeito e havia colheita três vezes ao ano, onde teria sido prolongada a idade do ouro. Outros dizem que ele foi cortado em mínimos pedaços e atirado ao Tártaro. Outros afirmam que ele foi levado e drogado à misteriosa Ilha de Tule.

  1. Muito bem!
    Vê-se mesmo que os outros irmãos de Cronos eram covardes! E ele não aprendeu nada com o que sofreu na infância!
    Misteriooo no final! Para onde terá ido Cronos?

    • Eu acredito mais na 1ª versão, onde Cronos é cortado em 10000000000000000 de pedaços e mandado para o TÁRTARO!!

    • Luciano S.A
    • 7 abril, 2011

    O tal falado Cronos!!!
    Filho castrando o Pai?!?

    TENSO!!!!

  2. Eheh, ui eu k dei a ideia ao Richard!

  3. obviamente essa versão esta incorreta segundo meus estudos aprofundados sobre o assunto…….e sim ele foi esquartejado pelos filhos e jogado no lugar mais fundo do sub mundo denominado como tártaro

  4. Segundo meus estudos essa historia está certa aos grecos-romanos

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: