Resenha: O Herói Perdido

“O Herói Perdido” é um romance de ficção baseado na Mitologia Greco-Romana, escrito por Rick Riordan. É o primeiro livro da série “Os Heróis do Olimpo”, que é predecessora da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, sendo assim, uma série complementar. Nos Estados Unidos foi lançado no dia 12 de Outubro de 2010. O livro ainda não foi lançado no Brasil, mas se você desejar baixá-lo TRADUZIDO pela Máfia dos Livros, clique aqui ou aqui.

O livro narra as aventuras de três jovens semideuses, Jason Grace, Leo Valdez e Piper McLean, e de como eles são escolhidos previamente pela deusa Hera para salvá-la. Mistura um pouco o início da Gigantomaquia (o que já era de se esperar, já que a primeira série tratou da Titanomaquia, a segunda só poderia ser a Gigantomaquia), com a Eneida e as mitologias grega e romana.

A obra não é dividida em capítulo de uma forma geral, afinal o modo de narração foi mudado. Como assim? Simples, Riordan resolveu fazer a narração à partir da visão dos três personagens principais. Sendo assim, ora um descreve, ora outro descreve. Pareceu confuso? Mas não fica. Isso só faz com que o leitor fique mais instigado a ler, já que, a mudança de narração quase sempre ocorre em uma parte muito importante para um protagonista. E se ainda parece confuso, fiquem tranquilos, a conciliação é perfeita. Os três falam da mesma coisa, só que à sua maneira.

O início da narrativa mostra os três personagens principais em um ônibus escolar, mais precisamente em uma excursão, ao Grand Canyon. Jason está desmemoriado, Piper apresenta-se como namorada de Jason e Leo diz ser seu melhor amigo. Há também o treinador Hedge, que na verdade é um sátiro protetor. Logo que chegassem ao Grand Canyon, eles deveriam formar pares para responder a um questionário.

Assim que chegaram um garoto chamado Dylan, um daqueles típicos “badboys”, “roubou” Piper dos amigos, alegando fazer parceria com ela. Tudo corria bem, até que de repente uma nuvem de tempestade cercou o lugar onde a turma da escola estava, e somente no lugar onde eles estavam, e Dylan se revelou um anemoi thuellai, espírito do vento. Houve uma batalha no Grand Canyon, mas anemoi apareceram e Gleeson Hedge foi sequestrado. Porém, para salvar os garotos veio Annabeth e Butch, um filho de Íris, em uma biga voadora.

Logo ao chegarem no Acampamento, Leo é reclamado como filho de Hefesto e Piper como filha de Afrodite. Quíron fica estupefato ao ver Jason dizendo: “Você devia estar morto”. Os três explicam a Quíron a situação em que se encontravam e quase que imediatamente os três recebem uma missão profetizada por Rachel Dare, o Oráculo:

“Criança do Raio, cuidado com a terra,

A vingança dos gigantes os sete irão nascer,

A forja e a pomba quebrarão a cadeia,

E a morte libertada através da ira de Hera.”

Os três partem à missão ; um fato curioso é que Jason chamam os deuses por seu aspecto romano: Juno (Hera), Júpiter (Zeus)… A missão em si, era para salvar a deusa Hera, que havia sido sequestrada por uma misteriosa força e estava encarcerada. Os semideuses, mais que nunca, estavam sozinhos, afinal Zeus tinha fechado as portas do Olimpo, com o pretexto de que era pelo tamanho diálogo com os filhos que forças primitivas e malignas estavam se agitando tanto.

Cada herói da missão tinha o seu motivo especial de estar na missão, além de o serem escolhidos pela própria Hera. Mas o mais especial é o de Piper, que teve o pai sequestrado e estava tendo que negociar com o Gigante Encélado, que queria que a heroína matasse os amigos para reaver o pai. Cada herói demonstra o seu valor e habilidades especiais: Leo, uma habilidade raríssima para um filho de Hefesto, a de convocar/controlar/ser imune ao fogo e Piper de ser uma encantadora fabulosa, ou seja, ter poder na voz de fazer com que a pessoa faça a sua vontade, sendo tão poderosa nisso que trouxe Jason da morte.

Durante a jornada eles passam pelo palácio do Vento Norte, Bóreas, pelo Shopping Center Subterrâneo da Medeia, por uma fábrica de montagem de carros que pertencia a uma família de ciclopes, pela Mansão de Midas (o rei do toque dourado), pelo palácio de Éolo – O Rei dos Ventos, lutam com um gigante imortal, Encélado… Eles também tem um encontro com Licaão – o Rei dos Lobos e o primeiro lobisomem. Uma personagem que também aparece na história é Thalia Grace, irmã mais velha de Jason, e as Caçadoras de Ártemis.

Como está óbvio, os heróis resgatam Hera de sua prisão, mas não sem antes de lutar com Porfírio, o Rei Gigante, que estava tentando renascer sugando o poder de Hera. O que ele realmente consegue, mas a deusa consegue reaver seu poder. Porém… há um patrono que está fazendo com que vilões que há muito estavam mortos, como Midas e Medeia, renasça do Mundo Inferior. Uma dica: A Terra sempre esteve presente nas maiores tramas para destronar os deuses.

Na minha opinião, o livro deixou algumas coisas a desejar. Alguns furos na histórias, partes que ficaram confusas, mas que presumo eu, seja explicada nos próximos volumes. Mas, no geral, a leitura é fabulosa e instigante e bastante misteriosa. A forma como a Gigantomaquia foi abordada, como um novo enredo foi criado, tudo isso foi feito de forma maravilhosa. Vemos aí, que Riordan tem uma criatividade impressionante, além de um maravilhoso senso de organização. Afinal, não é qualquer um que consegue conciliar maravilhosamente Grécia e Roma.

O modo como Riordan escreve e a forma com que ele deixa que o leitor realmente treinado em Mitologia Grega possa desvendar o que se passa é fascinante! Mas nem tudo são flores. E há, como eu já disse, furos na histórias. Coisas que estão lá sem sentido, que surgiram sem explicação e que são vitais para a história. Espero, de coração, que isso seja explicado ao longo dos outros livros.Eu, particularmente, não sou fã da Mitologia Romana, e Riordan mistura esses dois universos. Admito que de início fiquei com um pé, ou melhor, dois pés atrás, quanto a ler a obra. Seria muita loucura misturar as duas romanas, mas… PONTO PARA RICK RIORDAN!, ele conseguiu ministrar graciosamente a mistura entre os dois universos.

Eu até simpatizei mais com a Mitologia Romana, devido à forma com que ela foi apresentada no livro. Mas eu acho que ele poderia ter dado mais informações, porém talvez seja isso que vá manter o leitor preso na série. Se você deseja provar seus conhecimento quanto a Mitologia, essa é a sua chance! Você poderá desvendar todos os mistérios muito antes do final, como eu.

Como já dito, esse texto é realmente útil para aqueles que desejam provar os seus conhecimentos na Mitologia. Porém, não só nisso é interessante. Se você deseja aprender mais sobre a mitologia, eis a sua chance! O livro não deverá ser muito caro, já que só tem 576 páginas, deverá ficar mais ou menos em torno dos quarenta reais, portanto é bem acessível. E quanto a faixa etária… Bem! Isso não existe, basta você saber ler, ser inteligente e… DEVOREM O LIVRO!

Sobre o autor: Richard Russell “Rick” Riordan, Jr., mais conhecido como Rick Riordan (San Antonio, Texas, 5 de junho de 1964), atualmente mora com a mulher e dois filhos em San Antonio, Texas. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.

Richard Black ~ Autor-Chefe | Reino das Fábulas.

    • bandaanaklusmos
    • 12 abril, 2011

    Eu gostei muito da resenha, ficou ótima!
    Depois de ler o teu post, vou comprar o livro já LOL.

    • Luciano S.A
    • 13 abril, 2011

    ainda nao estou pronto pra desvendar esse misterio!!kkkk
    Sou apenas um aprendiz da mitologia grega!!rsrs
    Ainda + essa uniao com mitologia grega e romana..!!
    vou baixar agora e espero nao ficar perdido na história!

    qlqr coisa ..peço um HELP de vcs!!
    valew

  1. Engraçado, eu tenho esse livro em Inglês aqui no PC e ainda não o li!
    Quanto ao facto da separação de capítulos, o autor utiliza a mesma técnica em “A Pirâmide Vermelha”, o 1º livro da colecção “As Crónicas dos Kane”. O livro é espectacular, sobre mitologia egipcia!
    Quanto a esse livro, parece ser espectacular, vou já baixar1

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: