A Aventura de Deucalião e Pirra.

Deucalião era um filho de Prometeu e de Climene, rei da Ftia, que era casado com Pirra, que por sua vez era filha de Epimeteu e Pandora. Os dois eram primos.

Zeus estava muito irritado com os seres humanos, porque eles estavam muito maus e desrespeitosos para com os deuses. Então, como solução, o Senhor dos Céus decidiu acabar com a Idade do Bronze.

Ficheiro:Virgil Solis - Deucalion Pyrrha.jpg

Primeiramente Zeus convocou o Conselho Olimpiano para discutir a ideia que estava em sua cabeça. Todos os deuses tomaram o caminho da Morada Eterna dos Deuses para discutir o ocorrido. Todos concordaram e então Zeus decidiu acabar com a raça humana através de um incêndio, porém o mesmo poderia também ameaçar os deuses. Zeus mudou de ideia e resolveu terminar com a raça humana através da água, ou seja, com o dilúvio. Para isso, o Senhor dos Deuses ordenou que o Vento Norte, que traz a chuva, fosse libertado. Também o Vento sul foi desperso e cobriu todo o mundo com nuvens negras. “As nuvens, empurradas em bloco, romperam-se; torrentes de chuva caíram; as plantações inundaram-se”. Ainda não satisfeito, Zeus pediu ajuda ao irmão, Poseidon. Poseidon então abriu as “comportas” dos rios e lançou-os sobre a terra. Acenou o tridente causando um terremoto e lançou o refluxo dos oceanos sobre as praias. Tudo foi tragado.

Dentre todas as montanhas que eram da Terra, somente uma ultrapassava o imenso volume de águas, a do Parnaso. E nele o barco de Deucalião, que era tido como o mais justo dos homens e Pirra, a mais virtuosa das mulheres, ficou abrigado. Zeus viu que havia restado apenas os dois da raça humana e então cessou as tormentas de água. Poseidon retraiu-se em sua fúrias e recolheu os rios e mares.

Vendo o que havia acontecido, Deucalião dirigiu-se à Pirra assim:

– Ó esposa, única mulher sobrevivente, unida a mim primeiramente pelos laços do parentesco e do casamento, e agora por um perigo comum, pudéssemos nós possuir o poder de nosso antepassado Prometeu e renovar a raça, como ele fez, pela primeira vez! Como não podemos, porém, dirijamo-nos àquele templo e indaguemos dos deuses o que nos resta fazer.

Os dois então dirigiram-se ao Oráculo de Têmis, que estava coberto de lama ainda, prostaram-se no altar e imploraram à deusa para dizer-lhes como renovar a espécie humana, e assim foram respondidos:

– Saiam do templo com a cabeça coberta e as vestes desatadas e atirai para trás os ossos de vossa mãe

Pirra não entendeu absolutamente nada da solução/enigma. Deucalião, em contra-partida começou a pensar seriamente sobre o enigma e concluiu que: Se a Terra era a mãe comum de todos, as pedras poderiam ser seus ossos. Então resolveram tentar. Os dois velaram o rosto, afrouxaram as vestes, pegaram pedras e atiraram-nas para trás.

As pedras começaram a amolecer e tomaram a forma humana. Das pedras lançadas por Pirra, nasceram mulheres. Das de Deucalião, brotaram homens.

Deucalião e Pirra tiveram três filhos: Heleno, Anfictião (que reinou na Ática depois de Cranau) e Protogênia, que foi mãe de Aethlius por Zeus.

“[Heleno foi o ancestral epônimo dos gregos, chamados de helenos, e foi o pai de Doro e Éolo e o avô de Aqueu e Ion, respectivamente os ancestrais epônimos dos dórios, jônios, aqueus e eólios]” (Wikipédia).

  1. Já conhecia a história! Li no Livro de Ouro da Mitologia!

    • Luciano S.A
    • 28 abril, 2011

    Zeus e sua fúria!!rsrsrs
    Não pode, em hipótese alguma,deixarem os deuses irritados…senão a coisa fica preta!!!rsrsrs

    Muito interessante essa história…gostei muitoo!!!
    Na hora q Deucalião falou sobre renovar a raça humana,imaginei de uma outra forma kkkkkkkk
    Mas foi mtoo bom!!!
    Realmente gostei muitoo!

    • Cláudia Silva
    • 28 abril, 2011

    Eustou tentando imaginar como o Luciano imaginou renovar a raça humana kkkkkk

    • Luciano S.A
    • 28 abril, 2011

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Na verdade eu pensei q o Deucalião e Pirra eles iam…

    nao ,não posso falar!!
    Ficaremos apenas pela imaginação mesmo kkkkkkkkkkk
    xD

    • kkkkkkkkk😀

      E Deus disse “Crescei e multiplicai-vos”

      lol

    • Luciano S.A
    • 29 abril, 2011

    É isso aí mesmo!!!kkkkkk
    xD

  2. Eu acho que é um pouco assim que todos nós vemos os deuses gregos kkkkk

    • alexandre.stafford@hotmail.com
    • 7 outubro, 2012

    Essa historia não é igual a do Noé?
    Me desculpe a historia do Noé não é igual a essa? Pois a mitologia grega é mais antiga que a mitologia de Noé.

    • Não se desculpe, é realmente muito parecida com a história de Noé, mas você deve saber que o Cristianismo tem raízes em muitas outras culturas, inclusive a grega. ^^

  1. 15 novembro, 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: