Fronteiras do Universo, desbrave-as você também.

Finalmente arranjei um teclado, e como faz um bom tempo que não recomendo um livro ou uma série, resolvi fazer isso já!

Bem, a série que irei recomendar hoje, acho que não é muito conhecida por vocês. Mas é bastante interessante e aborda um tema surpreendente de forma mais surpreendente ainda. A trilogia se chama: “Fronteiras do Universo” e é composta por três livros: “A Bússola de Ouro”, “A Faca Sutil” e “A Luneta Âmbar”

Mas “A Bússola de Ouro” não é um filme? Exatamente, meus caros amigos! O filme que leva o mesmo título do filme, foi inspirado nesta maravilhosa. Mas, chega de comentários e vamos à trilogia!

Os três livros tem uma narração maravilhosa e são escritos por Philip Pullman, um fantástico autor da linhagem de J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis, Lewis Carrol; O tema principal que é abordado nos livros é Deus e a sua influência sobre a nossa vida e as diversas formas que a Igreja nos aborda o Criador. E com este maravilhoso tema de fundo temos as aventuras de uma garotinha muito esperta e sapeca chamada Lyra Belacqua. No segundo livro, surge mais um protagonista, ele se chama Will Parry e é de vital importância para o desfecho do livro.

As alusões que o livro faz, os trechos de cultura e o modo como o autor aborda o Cristianismo e outros universos são realmente fascinantes. Mas, o que mais me chamou atenção nesse livro foi o modo como Pullman conseguiu conciliar Feiticeiras, Anjos, Harpias e outros seres que você jamais iria imaginas que pudessem conviver juntos.

Se você gosta de Contos de Fadas, irá gostar deste livro.
Se você gosta de ficção, irá gostar deste livro.
Se você gosta de aventura, irá gostar deste livro.
Se você gosta de suspense, irá gostar deste livro.
E se você gosta de tudo isso misturado, irá A-M-A-R este livro.

Todavia, muitas pessoas que conheço, amigos meus, me disseram que o primeiro livro da trilogia é chato. Realmente, ele é chato no início. Mas, somente um bom leitor sabe o valor de um livro que começa chato, fica bom no meio e perfeito no final. Talvez a chatisse que tenha o início do livro, seja apenas o reflexo de uma boa narrativa escondida.

O meu único desgosto com relação à trilogia, foi o final. Porém, para quem já leu “As Crônicas de Nárnia”, esse foi um final até que muito legal.

Eu não falei dos vilões, não é mesmo? Eles são Marisa Couter e Lorde Asriel. E não, não falarei nada sobre eles. Pois eu acho que não sei descrevê-los. Estão curiosos? Leiam a trilogia, oras! 

Cada autor tem o seu charme, cada livro tem seu encanto, cada personagem tem seu carisma, e cada saga é uma saga. Portanto, eu recomendo D-E-M-A-I-S “Fronteiras do Universo”. De longe é uma das minhas sagas prediletas. Se vocês me crêem, com certeza irão lê-la.

E você, já leu? Regale-nos com o seu comentário!

    • blackspoud
    • 4 junho, 2011

    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! esses livros são lindos, gostosos e TDB! É a minha série favorita, porque é algo como um conto de fadas, mas que não TERMINA COMO UM. Mágico, fantástico, avassalador e faz a gente pensaar. Concordo plenamente com você, amigo. Faço das minhas palavras as suas.

    PS: O texto tá ótimo.

    • Luciano S.A
    • 6 junho, 2011

    Quem derá se eu tivesse todos esses livros!!!
    Só de ver pela capa, já chama muita a atenção!!

    • Luciano S.A
    • 6 junho, 2011

    Só fiquei curioso nesse 2° livro…

    o porquê da FACA SUTIL?!?!?rsrs

    to sem a minima idéia!

  1. Eu tinha tantas saudades de ver novos textos aqui!

    Eu já ouvi o resumo dos dois primeiros livros, atraves de um amigo meu que é fã da trilogia e parece interessante, talvez eu ainda os consiga requesitar antes de vir de férias!

  2. Agora a sério, Richard, eu sempre vi textos bons seus, mas eles melhoram de dia para dia….
    Já pode considerar essa faculdade de jornalismo feita com distinção…kkkkkk

    • mariana
    • 26 julho, 2011

    Amei D+ essa trilogia.
    quem ainda não leu, não perca tempo.
    pena que filme não foi tão fiel ao livro… alguém sabe se já lançou o segundo filme ?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

