Coração de Tinta

No domingo (13 de Junho de 2011) terminei de ler um livro muito bem, e ele se chama “Coração de Tinta”. Enfim, eu levei exatamente oito dias para lê-lo. Tanto por causa dos meus olhos que estavam irritadiços, tanto porque o livro não é um daqueles que você voa na leitura. Não. Ele é um daqueles livros que foram feitos para serem degustados, mastigados, engolidos e depois, só muito depois, digeridos.

O livro é escrito por Cornélia Funke, uma escritora alemã que já ganhou importantes prêmios literários. Ele narra às aventuras de uma garotinha chamada Meggie, seu pai, Mo e sua tia, Elinor. Ambos são fascinados e viciados em livros, especialmente Elinor que é uma, digamos que, tarada por livros. Compra, coleciona, e até capaz de roubar livros e não os empresta ninguém. A princípio Meggie e seu pai vivem em um pequeno sítio, até que eles recebem a inesperada visita de uma pessoa muito estranha chamada Dedo Empoeirado. Após isso, eles saem do sítio e passam a morar com Elinor, em sua enorme mansão, que é toda tomada por livros. Em estantes, no chão, em mesinhas, e em uma enorme biblioteca.

Mo é um encadernador, ou melhor, um médico de livros e foi à casa de Elinor para encadernar-lhe uns livros, mas, como já lhes disse, passa a morar lá. Mas, enquanto estão na casa de Elinor, Mo é seqüestrado e Meggie vê-se em frente a uma louca corrida para resgatar o pai. Além de serem fascinados por livros, Mo e Meggie possuem um dom tanto quanto peculiar: Eles podem trazer à vida personagens de livros. – COMO?

É, é isso mesmo que vocês leram. Ao lerem em voz alta, tudo quanto os dois lêem passa a ter vida. E por causa desse dom, Mo trouxe à vida um personagem maligno chamado Capricórnio, um vilão daqueles de dar arrepios.

Somando todo esse enredo, mais uma maravilhosa escrita e vários trechos de outros clássicos da literatura nós temos “Coração de Tinta”, uma leitura para aqueles que não somente gostam de ler, mas para aqueles que gostam de ler e degustar um livro. “Coração de Tinta” não é apenas um livro, mas faz parte da trilogia Mundo de Tinta, composta por três livros: “Coração de Tinta”, “Sangue de Tinta” e “Morte de Tinta”. Os outros dois eu estarei lendo em breve e contando a vocês, é claro!

Sinopse:

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.


É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado “Coração De Tinta”. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de “Coração De Tinta” um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

PERSONAGENS:

Meggie: Garota muito inteligente, de cabelos loiros escuros, e uma amante dos livros. Divide com o pai a paixão pelos livros, além do maravilhoso dom de possuir a Língua Encantada, ou seja, pode dar vida às personagens dos livros. É bastante corajosa. Morava num sítio com o pai, a casa era completamente abarrotada de livros.

Mo: É o pai de Meggie e também é um encadernador de livros. Mas não somente os encaderna como recupera suas capas e faz outras maravilhosas. É um Língua Encantada, e por possuir tal dom acabou trazendo Capricórnio, Basta e Dedo Empoeirado à vida, e acidentalmente mandou a esposa para o livro “Coração de Tinta”, do qual provém as duas personagens.

Elinor: Uma senhora um pouco acima do peso e que é louca por livros. Podemos até dizer que é uma maníaca pelos mesmos. Morava sozinha em sua mansão até que teve de hospedar Mo e a sobrinha em sua casa. É bastante ranzinza e irônica, o que pode ser tanto um defeito como uma qualidade. É tia de Teresa, a esposa de Mo, e tia de Meggie.

Dedo Empoeirado: É um saltimbanco cuspidor de fogo. Proveio do livro “Coração de Tinta” e sente muitas saudades de onde veio. Inferniza a vida de Mo para que este o mande de volta para sua terra natal, o que Mo inicialmente não pode fazer. É muito acovardado. (Eu, particularmente, tenho um ódio mortal por Dedo Empoeirado e quero que ele se foda muito mesmo, quero que ele morra, e que seja fatiado.).

Capricórnio: Vilão da trama. É muito cruel e possui um coração de pedra. Tem vários comparsas e paus-mandatos, sendo o principal deles Basta, que foi recrutado desde muito criança. Capricórnio não tem apreço por ninguém.

Bem, é isso, quem ler o livro espero que goste tanto quanto eu e que prossiga na trilogia. O livro também deu origem à uma Adaptação Cinematagrófica, que leva o mesmo nome da obra literária, mas isso já é uma outra história.

Leu? Gostou? Comente!

    • Mandy
    • 20 junho, 2011

    Estou lende esse livro e digo… É mesmo muito bom! Adorei o post. Parabéns.

  1. Eu tenciono ler o livro em breve, mas já vi o filme e ADOREI!

    Eu tambem sou um pouco “devoradora de livros”, quando o filme estava passando na TV, eu estava a estudar Matemática com um primo tão “devorador” quanto eu, e por muito que precisássemos de estudar, não conseguimos arranjar para tal!

    Confesso que o filme mexeu muito comigo…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: