Percy Jackson & Os Olimpianos

“E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais, com os quais tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade”. Esta é a descrição da segunda edição do livro “O Ladrão de Raios”, descrição essa que descreve perfeitamente toda a saga.

“Percy Jackson & Os Olimpianos” é a saga de estreia do autor Rick Riordan na área infanto-juvenil/ficcção. Estreia essa muito aclamada pela crítica, e muito bem acolhida por jovens, adultos e crianças. A série aborda Mitologia Grega com muito humor e fantasia (além do normal). É composta por cinco livros e nos traz uma belíssima trama, além de uma incrível narração feita em primeira pessoa. A escrita é maravilhosa e nos traz a marca do fantástico autor.

Como personagens temos Percy Jackson, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover Underwood. Além de uma aventura completa e inspirada na Titanomaquia. Mas é claro que a história não se resume somente a isso. Fora o tema geral, Titanomaquia, cada livro aborda alguns dos mais famosos episódios da Mitologia Grega, Mas vocês devem estar imaginando: “A dose de Mitologia resume-se à uma amostra de episódios que já conhecemos?” E eu lhes respondo: É claro que não! Tudo é apresentado, deuses, monstros, heróis, personagens; de um jeito inovador, revolucionário, mas sem perder a originalidade!

O primeiro livro, “O Ladrão de Raios”, é o livro de estreia. Muito aclamado pelo “The New York Times”, inclusive como Best-Seller e vencedor de muitos prêmios, inclusive o Children Awards. Nele, temos as personagens apresentadas e descobrimos o maravilhoso Acampamento Meio-Sangue, um esplêndido “acampamento” para semideuses. No primeiro volume o foco principal é a disputa entre os Três Grandes: Zeus, Poseidon e Hades. Além de outras coisas mais 😉 (com muito aventura, ação e emoção, claro!).

N'”O Mar de Monstros”, segundo volume da saga, a aventura continua de modo alucinante, e desta vez posso dizer que reviveremos grande parte das aventuras de Odisseu, ou Ulisses: Ilha de Circe, Caríbdis e Squila, Ilha de Polifemo, Ilha das Sereias. Além de muitas outras aventuras, como só Riordan sabe fazer!

Em “A Maldição do Titã”, o meu livro preferido da série por sinal, temos a ápice da história e o clímax da trama. No terceiro volume vemos todo o potencial de Rick e a trama sofre reviravoltas tremendas, de tirar o fôlego. Afinal, com ressurreições inéditas e aparições inesperadas… Quem aguenta?! Além de quê, Ártemis se fará presente, o que é uma grande benção para nós, mortais.

“A Batalhada do Labirinto” vem em seguida, e como vocês devem estar imaginando, a narrativa sucede no Labirinto de Dédalo, mais conhecido como o Labirinto do Minotauro. Com o decorrer dessa história vemos como o cerco vai se fechando e a história se aproximando-se do final, mas sem deixar de conhecer e desvendar novas personagens e mistérios.

“O Último Olimpiano”, conclusão da saga, é um livro brilhantemente brilhante quanto à própria saga como um todo. Com uma entusiasmante batalha entre deuses e titãs, vemos ainda Tifão unindo-se à batalha. Some tudo isso a um exército de semideuses, Caçadoras de Ártemis, Pôneis de Festa, Exército de Mortos e você terá uma das maiores batalhas que você já viu! É muito empolgante, viciante… Enfim, não tenho mais palavras para definir essa conclusão colossal. A não ser, talvez, “um final digno dos deuses!”;

Enfim, se você quer aprender mais sobre Mitologia Grega de uma maneira divertida e de fácil memorização; compreensão; entendimento, Percy Jackson é a solução!
De longe a minha série favorita. Já li os quatro primeiro livros quatro vezes e o últiumo três. Além de quê há um livro complementar à série: “Os Arquivos do Semideus”.

RECOMENDO MUITO MESMO! 

E não esqueçam da série complementar: “Os Heróis do Olimpo”.

    • Luciano S.A
    • 9 de agosto de 2011

    Mitologia é o que há…um espetáculo!!!

    Esse filme do ladrao de raios ainda nao consegui assistir esse filme por inteiro!Uma hora dessas vou verei o filme todo e ficar mais empolgado pra mim começar a disfrutar nos livros da série!

  1. Brilhantemente brilhante, é essa a definição de todos os livros de Rick!
    Se não me engano, foi por causa do Percy Jackson que vim aqui parar … 😀

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário