Os 12 Trabalhos de Héracles!

Eu imagino que todos vocês já tenham ouvido falar do grande e famoso herói Héracles, ou Hércules, sua versão romana e como é mais conhecido. Seja pelo desenho animado da Disney (que distorce muita coisa), seja pelo filme de nome “Hércules” (que é outra completa avacalhação), ou seja pelas história e ditos populares. Enfim, em algum momento da sua vida você já ouviu ou ouvirá falar de Héracles. E hoje, aqui, no Reino das Fábulas, irei contar-lhes parte da vida deste herói, irei falar-lhes acerca d’Os Doze Trabalhos de Héracles!

A história toda começa quando Zeus, Senhor dos Deuses, engravida sua amante Alcmena, e proclama que o próximo filho que nascesse da Casa de Perseu tornar-se-ia Rei de Micenas. Porém, Hera descobriu o feito e fez com que Euristeu nascesse prematuro, de sete meses, e assim substituísse Héracles no trono.
Anos mais tarde, já adulto, Hércules assassinou Mégara, sua esposa, e seus três filhos, em um acesso de loucura provocado por Hera. Com o feito, o herói procurou se isolar do mundo, mas convencido por seu primo, Teseu, Héracles procurou o Oráculo de Delfos, para que este lhe dissesse como se redimir de seus erros. O oráculo então recomendou que este servisse durante doze anos a Euristeu e, ao final dos trabalhos, Hércules iria se tornar imortal.

Ora, os trabalhos eram os mais difíceis possível e eram ordenados por Euristeu, um servidos de Hera, trabalhos estes que quase sempre enviavam o herói à beira da morte. Inicialmente eram dez trabalhos, mas dois não foram contabilizados e tiveram de suceder-se outros no lugar, porque não foram realizados pelo herói propriamente dizendo. O trabalho da Hidra de Lerna fora feito com a ajuda de Lolau, sobrinhos de Hérculos e seu fiel escudeiro, companheiro de aventuras e o trabalho dos estábulos de Aúgias fora feito por um rio.

1. O Leão de Nemeia:
Havia uma criatura terrível que vinha devorando várias pessoas que tentavam derrotá-lo. Então, Euristeu, numa tentativa de matar Hércules enviou-o a este trabalho. Inicialmente Héracles tentou derrotar a fera com flechas, mas essas eram inúteis, visto que o pelo do animal era intransponível.  Ora, a fera era filha de Equidna e Ortro. Mas o herói não se deu por vencido e aplicou um golpe tão forte com sua clava sobre o animal que este ficou desacordado. Hércules então estrangulou o bicho e com suas mãos arrancou o pêlo do animal, que transformou-se no poderoso colete à prova de quase tudo. 

2. A Hidra de Lerna:

A Hidra de Lerna era um animal cujo corpo era de dragão e ainda haviam sete cabeças de serpente. Ela habitava o Lago de Lerna, em Peleponeso, e foi criada por Hera para matar Héracles. A Hidra era venenosíssima: seu fedor era tão putrefeito que matava apenas com a sua exalação, suas cabeças possuíam o poder de regenerar-se e seu sangue era extremamente venenoso. Vendo que a sua criação ia morrer Hera enviou um enorme caranguejo para que este destronasse Héracles, mas este pisou o caranguejo e o esmagou. Após derrotar a Hidra, com a ajuda de Lolau, que queimava os talos das cabeças, Hércules, instruído por Atena, banhou suas flechas no sangue do monstro, para que ficassem envenenadas.

3. A Corça de Cerínia:

A Corça era um animal maravilhoso com chifres de ouro e pés de bronze, consagrado à Ártemis. A Corça, na verdade, era a ninfa Taígete. Acontece que a Corça era velocíssima e nunca se cansava. Para isso, Hércules precisou de um ano para capturá-la. (Quando o animal já estava cansado, o herói prendeu-a numa rede e acidentalmente machcou-a). Ora, a Corça era consagrada à Ártemis e esta ficou muito enfurecida por a Corça ter-se ferido, mas quando ficou sabendo dos trabalhos amainou-se mais e permitiu que seu animal fosse levado, contanto que fosse devolvido logo mais.

4. O Javali de Erimanto:

Capturou vivo o Javali de Erimanto, uma terrível criatura que devastava lugares havia anos. E levou-o nos ombros para Euristeu. Este ficou com tanto medo que se escondeu num caldeirão de bronze. As presas do animal foram consagrada a Apolo.

5. Limpou em um dia os currais do rei Aúgias, que continham três mil bois e que há trinta anos não eram limpos. Estavam tão fedorentos que exalavam um gás mortal. Para isso, Hércules desviou dois rios.

6. Matou no lago Estínfalo, com suas flechas envenenadas, monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam no vôo os raios do Sol. Com seu arco, conseguiu matar alguns e os outros, expulsou a outros países.

7. A sétima tarefa de Hércules era levar o Touro de Creta vivo até Euristeu, que por sua vez entregaria-o a Hera. O touro era enraivecido e aterrorizava o povo da ilha grega de Creta, pois Poseidon, o deus dos mares, o havia oferecido a Minos, rei local, cini sacrifício, e o rei não teve coragem de sacrificar um animal tão bonito e tão forte. Hércules não só capturou-o como, montado no animal, levou-o até Euristeu.

8. Castigou Diómedes (rei da Trácia), filho de Ares, possuidor de cavalos que vomitavam fumo e fogo, e a que ele dava a comer os estrangeiros que as tempestades arrolavam à sua costa. O herói entregou-o à voracidade de seus próprios animais.

9. Venceu as amazonas, tirou-lhes a rainha Hipólita, apossando-se do cinturão mágico que ela vestia.

10. Matou o gigante Gerion, monstro de três corpos, seis braços e seis asas, e tomou-lhe os bois que se achavam guardados por um cão de duas cabeças, e um dragão de sete.

11. O décimo primeiro trabalho consistiu em trazer do mundo dos mortos o seu guardião, o cão Cérbero. Hades autorizou-o a levar Cérbero para o cimo da Terra sob a condição de conseguir dominá-lo sem usar as suas armas. Hércules lutou com ele só com a força dos seus braços, quase o sufocou, dominando-o. Depois levou-o a Euristeu, que, com medo, ordenou-lhe que o devolvesse.

12. Colheu os pomos de ouro do Jardim das Hespérides, após matar o dragão de cem cabeças que os guardava. O dragão foi morto porAtlas, a seu pedido, e durante o trabalho, ele sustentou o céu nos ombros no lugar do gigante.

#Curiosidade: O Leão de Nemeia e o Caranguejo deram origem respectivamente aos signos de Leão e Câncer. 

Bibliografia: Wikipédia/BR. (Do 5º ao 12º).

    • Luciano S.A
    • 24 agosto, 2011

    12 trabalhos q para um simples mortal é impossível!!!
    Essa parada de desviar dois rios,meuuu Deuuuuuuss!! :O

    • Luciano S.A
    • 24 agosto, 2011

    Eu ainda estou lendo ,estudando,pesquisando, sobre mitologia(mesmo sabendo que algumas histórias tem várias versoes)…e ainda tem muitaaa coisa pela frente,tenho muito que aprender! Ainda nao cheguei na parte sobre Heracles…
    Em breve buscarei mais informaçoes,saber de toda a história e tudo mais!
    Um dos heróis mais famosos do mundo!!!
    Lembro q quando passava em seriado..eu assistia todos os episódios e os filmes.Com o ator Kevin Sorbo(acho q é assim q se escreve)rsrs
    Foi acho que a partir deste,que comecei a me interessar por mitologia!
    Legal saber desses 12 trabalhos!Coisa que sabia que existia ,mas nao conhecia ainda!!rsrs
    Muito bom ,Richard pelo texto postado!

    • Cláudia Silva
    • 26 agosto, 2011

    Voces tiveram uma sére sobre Hércules? Que inveja!

    Bem, eu estava a morrer de saudades vossas, a minha sorte foi que hoje finalmente pude voltar, se não não sei o que seria de mim! I,m not anythinhg whithout you, ghys!

      • Luciano S.A
      • 26 agosto, 2011

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      i´m not anything without you ,eu ri!!!kkkk
      Eu tbm, ultimamente to sem net em casa,to na casa de parentes,unico jeito pra mim usar a net!A todo momento,todo dia passo por aqui pra ficar ligado nas atualizaçoes!😉

      Pois é ,teve uma série e filmes…mas acredito deve ter passado por váriooooooos países!!!
      Tinha até uma série,quase no estilo,se chamava XEna -The Warrior Princess… tem quem goste,eu curtia muito!

      Mas isso tudo passava se nao me engano em 1997,98,99..nao me recordo!

        • Cláudia Silva
        • 29 agosto, 2011

        Não ria que o caso é sério, Luciano!😉

        E eu nasci em 95…

    • Cláudia Silva
    • 26 agosto, 2011

    A proppósito, Richard, se for á Warlok, Windsor e afins, pode dizer ao pessoal que eu estou cheia de saudades deles e que volto dentro de 15 dias?

    • Luciano S.A
    • 29 agosto, 2011

    :O
    Agora fiquei surpreso!!
    Então vc é bem jovem…e pelas conversas,opinioes,parece ser uma pessoa que tem seus 20 e poucos anos…
    Mas, meus parabéns…mostra ser muito inteligente,continue assim!!!Gostei de ver!😀

      • Cláudia Silva
      • 30 agosto, 2011

      Não sabia? :O
      Se vc achava que eu tinha 20 e poucos, teria um ataque de coração se soubesse a idade do nosso querido Richard….!

      Bem, mas obrigado pelo comentário!😉
      E já agora aproveito para lhe pedir desculpa pela forma abrupta que terminou a nossa última “conversa”, aquando do Pottermore…

        • Luciano S.A
        • 31 agosto, 2011

        Nao me diga q Richard tbm…
        Se ele nao tem seus 20 e pouco anos?!eu nao acreditooo!!!! kkkkkk
        Fiquei curioso msmo!!kkkkkkkkk
        Mas como ele é o pseudônimo e o fake de um rapaz inventivo…acho q nao fará essa revelação!!😉
        Como vc(Cláudia)reveleu seu ano…irei revelar o meu tbm:
        Eu sou de 84!!! Pronto falei!!rsrsr

        Sobre aquela “conversa” tá tudo bem ,tranquilo!!!😉
        Qndo disse aquilo,é porque eu curto uma banda,e essa banda no final da musica ,o vocalista diz o nome da banda dele e fala q ama a todos os fãs!
        O que eu qria dizer era o msmo,que o Potter ama a todos que são os seus fãs!!
        Smpre gostei d vc,pela pessoa sempre parceira e amiga daqui do blog!
        Nao ia estragar a amizade por um mal entendido ou por qlqr coisa…
        É q eu sei q vc é uma pessoa q tem senso de humor,sempre bem humorada,talvez vc nao tivesse entendido ou interpretou d outra maneiraa…!Mas é isso ,nao falei p/ mal nenhum ou pra prejudicar! Fica tranquila,Claudia!!😉 e me desculpa qualquer coisa!!!rsrs
        Eu já falei pra vc que eu sou seu fã!!! Esqueceu disso?!?!rsrsrs
        E te digo mais:como vc já disse pra nós aqui do blog:”i´m not anything without you”!!!😀
        beijão pra vc ,boa semana e boas leituras!!!😉

    • Cláudia Silva
    • 1 setembro, 2011

    A respeito do Richard, eu tenho a certeza absoluta que ele não fará a revelação, e também não serei eu a fazê-la, uma vez que ele me pediu silêncio acerca dessa matéria, além de que acho que me irá dar um sermão por eu ter dito o que disse…

    Acerca da sua idade, quando vi a sua foto (era mesmo a sua?) de perfil no twitter, calculei a sua idade entre os 25 e os 30. Pelos vistos não me enganei😀

    Quanto á “conversa”, bem, quando vc disse aquilo de “Potter loves you”, eu entendi tudo mal, e por isso lhe escrevi “Não seja estúpido.
    Depois, vá-se lá saber porquê, formou-se um gelo glacial entre nós, deixamos de nos dirigir um ao outro nos comentários, eu depois, pela parte que me toca, passei longos períodos sem poder comentar, o blog também ficou parado, e eu então pensei que vc tinha entendido mal o que eu disse e tinha ficado mal comigo😦

    Bem, mas o que interessa é que agora já está td bem!😉

    Já que vc disse o que pensava a meu respeito (e confesso que me comovi um bocado com o que li), eu vou dizer-lhe o que penso de si:
    Ao principio, confesso que andei um pouco á deriva. Quando vc aqui chegou e se apresentou, pensei que fosse um professor catedrático ou algo do género (vc agora deve estar a rir-se á gargalhada!😀 ), depois pensei que fosse um mulherengo (foi naquele comentário ao post do dia da mulher em que vc disse”as mulheres são as minhas deusas” 😉 ). Só com o avançar das conversas, principalmente quando discutíamos os clãs Cahill, é que eu o comecei a perceber.
    Eu penso que vc é um rapaz (e pelos vistos não é tão “rapaz” assim) simpático, divertido, dado a amizades, que nunca foi grande leitor nem se deu a actividades do género, mas agora está a redescobrir a leitura, e a aproveitar para explorar esse seu interesse pela mitologia!😀

    E falando em mitologia, nem imaginam o que eu encontrei ontem. Tinha ido dar uma volta com os meus pais até ao Porto, e aproveitei para tomar o pequeno-almoço no primeiro café que encontrei, perto da Estação de S. Bento. Ao entrar nem dei atenção ao nome, só percebi que era muito “chique”. Qual não é o meu espanto quando, ao sentar-me, olho para a parede e vejo um longo texto em caracteres dourados, e claro, comecei a lê-lo. Foi então que percebi que o dito café se chamava “A Ateneia”. O texto dizia que ele era em homenagem á deusa grega “Atena”, e fazia menção aos seus atributos e feitos, apesar de me ter apercebido que a história estava muito mal contada!
    Bem, para concluir, o nome fora muito bem atribuido, pois ele tinha um serviço excelente!😉

    Falando em livros, gostaria de recomendar um livro que li no outro dia chamado “A Mentira Sagrada”, da autoria de Luis Miguel Rocha. É sobre os manuscritos do Mar Morto e está escrito num estilo muito parecido ao de Dan Brown. É imperdivel! É daqueles livros capazes de nos cortar a respiração! Acho que até o Richard se perderia ao tentar desvendá-lo!😉

    Já agora, acho que o Luciano iria gostar dos livros da autoria de Peter Cheyney. São pequenos policias de bolso, ao estilo de James Bond, com a trama passada durante a 2ª guerra mundial. Eu já conto com cinco na minha colecção!🙂

    Para finalizar, que o comentário já vai longo, boa semana, boas leituras, e um bjão para vcs!😉

    • vc é uma idiota

  1. Camilla dando uma de metida.com

    Richard revelar sua idade? O dia que isso acontecer a Bahia vai entrar em uma Era Glacial…
    Também não vou revelar a idade dele, porém uma coisa eu digo, ele é mais novo que eu e sendo que, eu não cheguei ao meus 20 ainda, rs’

    • Luciano S.A
    • 1 setembro, 2011

    Professor catedrático ?!?Meuu Deuuuussssssssss!!!!kkkk
    Mulherengo mtoo menos kkkkk
    Eu sou do tipo (mesmo muita gente nao acredite nos homens)mas eu sou do tipo fiel,somente de uma mulher que respeita de verdade!
    Claro,q eu gosto de mulher,mas nunca fui mulherengo ,só empolguei no poema!
    O poema falava sobre coisas q me fizeram lembrar do passado sobre o amor,q na verdade só sofri no passado…:/
    mas hoje o coração tá na paz!!!rsrsrs🙂
    .
    E sim,eu sou o cara da foto no twitter(foto é velha mas tá valendo)…e pelo jeito vou ter q fazer outro,esse meu twitter nao acessa mais,problemas técnicos no meu twitter!rsr
    Pena q EU nao te conheci ainda nem por foto de twitter,mas tudo bem!!kkkkkkkk
    .
    E pior q eu tbm tava sem net por uns tempos,e que agora tô sem net de vez na minha casa!
    Semana q vem ja vai ficar dificil d aparecer todos os dias por aqui!Mas toda vez q acesso a net,esse blog é sempre o 1° das minhas visitas na net!
    .
    Gostei dessas indicaçoes d livros…e sim sou muitooooooo fã de estilo James Bond!!Tenho metade dos filmes de 007 em casa!Acertou em cheio kkkkkk Peter Cheyney pode deixar q vou conferir msmo!
    .
    Camila metida.com kkkkkkkkkk
    Tranquilo com a idade pessoal!Nao precisa nao de revelações!!
    Só de saber ,na verdade só de conhecer vcs,e que atraves de todos aqui eu mudei pra melhor!
    Culpa de todos vcs ,eu entrei nesse mundo da leitura ,com muito prazer!!!
    E com isso só tenho a ganhar,adquirindo sabedoria…
    E é isso aí,vivendo e aprendendo!!😀

      • Cláudia Silva
      • 1 setembro, 2011

      Bem, deixemos a idade do Richard em paz, quem for inteligente o suficiente e recuar no tempo vê que eu já dei uma grande dica acerca disso.🙂

      Luciano, da ultima vez que verifiquei, quando cliquei no seu twitter pessoal aparecia que a conta já não existia.
      Quanto ao facto de vc não me ter conhecido, bem isso resolve-se já. Se tiver MSN, adicione aí: cclaudiasilva@live.com.pt

      Gosta do estilo James Bond? Eu vi logo!😉 Eu só costumo encontrar esses livros em alfarrabistas e Feiras do Livro, mas tente fazer uma pesquisa na net e pode ser que encontre!

    • Luciano S.A
    • 1 setembro, 2011

    Que legal!!:D
    finalmente vou conhecer my friend “internacional” !!
    Vou te adicionar msmo!:)
    Fica bem melhor pra gente conversar a qlqr hora!
    Será um prazer!
    Vou estar só esperando me aceitar por lá!!
    \o/

    • Cláudia Silva
    • 2 setembro, 2011

    Já está aceite!😀

    • vaca

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

