Feliz Jogos Vorazes!

A princípio, eu não alimentava muitas esperanças para este livro. Para ser sincero, eu nem sabia muito bem o que esperar dele. Os murmúrios, os comentários, as críticas tanto para o livro, quanto para o filme, eram as melhores possíveis. Visto que, até com Harry Potter esta trilogia foi comparada. Mas eu ficava me perguntando, será que é tudo isto mesmo? 

Suzanne Collins não é nenhuma amadora e traz um tema bastante inovador neste romance, um tema que eu acho nunca ter visto em outro livro antes, e principalmente sendo abordado desta forma. O que já é um ponto positivo. É muito bom ver temas novas surgirem como enredo, afinal, a maioria das coisas que se vê hoje se co-relaciona com vampiros e afins. Porém, o que teria de atrativo em um livro sobre um reality show mortal com um romance de fundo? À primeira vista, absolutamente nada, mas não é isso que o livro te mostra.

A história toda se passa em Panem, um novo país formado a partir dos destroços da América do Norte. Panem, por sua vez, é dividida em 12 Distritos, antes eram 13, porém o 13 iniciou uma rebelião contra a Capital, que o destruiu completamente. E, como punição, a Capital (centro de controle de Panem) idealizou os Jogos Vorazes, como maneira de demonstrar que o poder está em suas mãos. Tal história é narrada por Katniss Everdeen, umas das personagens principal, tributo feminino do distrito 12. 

Como é óbvio, toda a história se desenrola através de Katniss, de suas indecisões e temores, da sua luta pela sobrevivência e blá-blá-blá. Mas eu até agora não consigo entender como o livro se torna tão atraente. Suzanne consegue apropriar-se de um tema relativamente simples com maestria. Ela consegue fazer com que tudo tenha um ar de suspense, de ação, o que te atrai na história. 

Eu e meu amigo estávamos ansiosos e ao mesmo tempo receosos com a história, porque não havia nenhum atrativo à primeira vista. Mas, a única forma de você decidir se o livro te agrada ou não, se ele é bom ou não, é lendo. Mas eu acho que posso te dizer uma coisa que eu realmente adorei aí: As mortes! O sangue jorrando! A brutalidade! Sinceramente, isso é muito legal de se ler. *o*

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

  1. Eu posso dizer que ja li o livro, e fiquei bastante impressionada. O facto é que o livro é narrado de forma bastante realista. Por um lado isso é bom, pois como tu dizes temos descrições bastante realistas. Mas por outro, as emoções todas da Katniss tornam tudo um quanto deprimente.
    De resto o tema é bastante interessante e inovador, e gostei desse aspecto.

  2. Não tive a oportunidade de ler ainda:/ mas pretendo futuramente sim ler a historia e daquela que você lê a sinopse e já te da aquela vontade louca, pena que o box não esta muito favorável ao meu bolso rs e queria comprar os três de uma vez para quando terminar um e no segundo e assim até terminar para não ter aquela agonia como tive com outros livros e estou tendo agora por sinal rs

    • nick
    • 24 setembro, 2012

    Adorei sua resenha! Você conseguiu destacar todos os pontos fortes do livro sem ser repetitivo como muitas resenhas que eu vejo por aí, parabéns🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

