A Raça dos Ventos!

Os Ventos, na mitologia grega, são cinco deuses: Éolo – O Rei dos Ventos, Bóreas – O Vento Norte, Nótus – O Vento Sul, Eurus – O Vento Leste e Zéfiro – O Vento Oeste. Os Ventos sempre tiveram importância fundamental, porém secundária, na mitologia. Sendo que é pelos ventos que os deuses se teleportam. Neste post, eles serão retratados um por vez. Seguindo a ordem na qual foram apresentados.

Éolo

Éolo é o deus dos ventos; o Senhor dos 4 Ventos. É filho de Poseidon e habitava a ilha de Éolia com seus seis filhos e suas seis filhas.
A sua maior participação foi na Odisséia. Poseidon estava furioso com Odisseu porque este havia cegado o ciclope Polifemo, filho de Poseidon; então o Senhor dos Mares lançou Odisseu em Éolia. Éolo compadeceu-se e resolveu ajudar ao herói prendendo os ventos em um saco de couro de boi. Prendeu todos os ventos, exceto Zéfiro – O Vento Oeste, pois este levaria Ulisses (um outro nome de Odisseu) de volta à Ítaca, sua pátria. Tudo prosseguia calmamente, até que os homens de Odisseu, curiosos, resolveram abrir o saco; os ventos foram libertados e toda a tripulação perdeu-se novamente, voltando para Éolia. O deus ficou enfurecido com a situação e expulsou os homens de sua ilha.

Bóreas

Bóreas era forte e de temperamento violento. É descrito como um homem velho, alado, com cabelos longos e revoltos, segurando uma concha e vestindo uma capa. É filho da Aurora (Eos) e Astreu, tendo como irmãos Zéfiro, Nótus e Eurus. Os quatro são Titãs.
O Vento Norte apaixonou-se perdidamente por uma princesa ateniense, Orítia. Ele a cortejou, mas sem sucesso. Então, raptou-a e uniram-se. Desta união nasceram os Boréades: Zetes, Calais, Aura e Quione. Inicialmente humanos, mas depois dotados de lindas asas douradas.
Conta-se também que Bóreas transmutou-se em um corcel negro, a fim de cruzar com um rebanho de éguas. Desta “união” nasceram uma dúzia de cavalos, que quando corriam, diziam estar este voando sobre o solo.

Nótus

Nótus é o Vento Sul. Ao contrário dos irmãos não teve nenhum filho. Era o Vento responsável por trazer o calor, e por isso, era associado ao verão.

Eurus

Eurus é o Vento Leste. É responsável por trazer a chuva.

Zéfiro

Zéfiro, o Vento Oeste, é o mais doce dentre todos. Brisa suave e agradável, é considerado o mensageiro da Primavera.
Foi Zéfiro quem levou Psiquê até o Palácio de Eros.
Também foi Zéfiro quem levou Afrodite para a ilha de Chipre.
O episódio que mais destaca o Vento Oeste é o de Jacinto. Ora, Zéfiro e Apolo disputaram o amor do mortal Jacinto, pois os dois deuses haviam enamorado-se do rapaz. Jacinto escolheu Apolo, o que deixou o deus-vento louco de ciúmes. Ocorreu que um dia, Apolo e Jacinto brincavam de lançamento de disco e Apolo atirou um disco. O impiedoso Zéfiro soprou uma brisa que fez com que o disco batesse na testa de Jacinto e o matasse. Apolo, desconsolado pelo ocorrido, criou uma flor do sangue do amado, flor esta que leva o seu nome, o jacinto.

Parece que os ventos, hoje em dia, estão muito enfurecidos. Porque quando há tempestade os ventos estão a cada dia mais cruéis. Destelham casas, derrubam árvores e causam muitas desgraças. Devemos precavermo-nos para com esses acidentes e incidentes!

  1. Nossa! Os deuses eram bissexuais??

    • É o que parece. Até Zeus, o todo-poderoso, já se apaixonou por um mortal. Preconceito?

  2. Não, mas nunca tinha reflectido acerca disso.

    • Luciano S.A
    • 18 março, 2011

    “O impiedoso Zéfiro soprou uma BRISA que fez com que o disco batesse na testa de Jacinto e o matasse. ”

    DEtalhe…
    isso porq só foi uma brisa!!!kkkkkkk

  3. Que faria se fosse um furacão?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: