A História de Narciso

Era uma vez um jovem muito belo e orgulhoso chamado Narciso. Ele era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope.

Quando Narciso completou 15 anos, Liríope consultou o adivinho Tirésias (ela foi a primeira que foi consultar-se com tal) se o filho teria longa vida. Então, foi-lhe profetizado que Narciso jamais poderia ver o seu reflexo, pois esta seria a sua ruína.

Realmente, Narciso era um lindo homem, o amor e paixão de muitas ninfas. Este, em contra-partida, sempre rejeitou o amor de todas elas. E a ninfa que mais se destaca é Eco. Acontece que Narciso rejeitou também o amor de Eco. A ninfa então, definhou por ter sido rejeitada, deixando apenas um sussurro débil e melancólico.

Todavia, a deusa da vingança e retribuição, Nêmesis, apiedou-se da moça e fez com que Narciso visse o próprio reflexo e se apaixonasse por ele. E o jovem ficou enamorado de si mesmo, e deitou-se no banco do rio a admirar o próprio reflexo; onde definhou. Mais tarde as ninfas construíram-lhe uma mortalha para que este fosse enterrado dignamente. Porém, quando foram encontrar seu corpo, somente avistaram uma flor: O Narciso.

Narciso admirando o próprio reflexo.

Há também uma versão MORAL da história de Narciso, conto este que acredita-se ter sido um aviso aos rapazes da Antiga Grécia:

Nesta história, Amantis, um jovem, amava Narciso mas era desprezado. Para se livrar do chato Amantis, Narciso deu-lhe uma espada de presente. Amantis usou essa espada para se matar à porta de Narciso e rogou a Némesis que Narciso conhecesse um dia a dor do amor não correspondido. Esta maldição foi cumprida quando Narciso ficou encantado pelo seu reflexo na lagoa e tentou seduzir o belo rapaz, não se apercebendo de que aquele que ele olhava era ele próprio. Completando a simetria do conto, Narciso toma a sua espada e mata-se por desgosto. (Fonte: Wikipédia).

    • Luciano S.A
    • 7 de março de 2011

    Narciso ou era “metido” ou essa “Coca era fanta”….

    hmmmmmmmmmmm frajolaaaa!!!

      • mattheus .v.s.
      • 12 de maio de 2012

      Naciso não era frajolaaaaa ele se achou lindo por te se olhado

        • mattheus v.
        • 16 de maio de 2012

        como a promessa de adivinho Tirésias

      • Achei legal

    • Cláudia Silva
    • 8 de março de 2011

    Obrigado por ter respondido ao peddido, Richard. Eu já li tres versões desta história, uma delas muito parecida com a primeira. Já a segunda é um bocado estranha, então o tal rapaz, Amantis, era gay? Uma das história que li inclui algo parecido, mas com uma rapariga, não sendo isso a causa da morte de Narciso.

    • Mary
    • 1 de abril de 2011

    Obrigado!! Você mim ajodou muito no meu trabalho de Filosofia!!
    Thanks…

    • Beatriz
    • 22 de março de 2012

    amei essa historia…
    ela é muito legal…

    • PARA99282549
    • 10 de maio de 2012

    ta qual e a moral da historia

      • lolo
      • 2 de fevereiro de 2017

      a moral era que narciso se achava muito bonito e por isso desprezava todas as moças que se apaixonam por ele, por que ele as achava inferiores diante de sua beleza. e quando eco se apaixonou por ele e ele a desprezou as outras ninfas clamaram vingança a deusa nemesis por sua arrogancia e inguinorancia

    • SARAH SUNNY
    • 10 de maio de 2012

    EU PRESISO

      • mattheus .v.s.
      • 12 de maio de 2012

      a moral da historia é que “narciso éra muito lindo” e se matou-se por não conceguir falar com ele mesmo claro que é so um mito

    • mattheus .v.s.
    • 12 de maio de 2012

    e uuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!! mmmmmmmmmmiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!

  1. Liking the recent changes you’ve made mate!!

    • Jhenifer Cristina
    • 16 de setembro de 2012

    Porque Narciso era metido?

    • thayna
    • 2 de outubro de 2012

    eu já li e não é asim é muito diferenteisso é uma bobagem

      • Gabriel
      • 23 de maio de 2015

      Não existe versão oficial e as histórias mitológicas são difundidas em várias versões

    • thayna
    • 2 de outubro de 2012

    eu não acredito nisso quem acredita é bobinho mais até que ficou legau parabems para o autor.

    • gernally
    • 10 de outubro de 2012

    legal a historia de narciso pena que ele era muito vaidoso

    • guilherme
    • 28 de novembro de 2012

    acho que ele era biba

  2. Então , ótimo post . Mas gostaria de pedir para postar a História da Deusa Nemêsis !

    • Sophia_Gamer
    • 24 de fevereiro de 2013

    Cara muito obrigado…
    Vc me ajudou muito!

    • MinecraftWold
    • 25 de fevereiro de 2013

    Cara você ajudo pra caramba…Valeu

      • Hater
      • 25 de fevereiro de 2013

      E uma bosta esse site

    • isadora
    • 2 de março de 2013

    amei muito a historia dele

    • Gabriel
    • 11 de março de 2013

    Lixoo

    • Tamiris
    • 13 de abril de 2013

    eu gostei muito da história eu só nn entendi como em vez do corpo de Narciso tinha uma flor!!!

  3. gggvhyfdghknbfdqwertyuioqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

    • thaina
    • 10 de junho de 2013

    E muito legal

    • patrick
    • 10 de junho de 2013

    amo essa hitoria

    • eduardo
    • 15 de julho de 2013

    bem feito

    • airton leimar
    • 16 de agosto de 2013

    kljkljkkklkkllkllmn muito muito chato

      • kin takareshi
      • 10 de fevereiro de 2014

      historia mt legal,vc q tem mau gosto e nao tem cultura

    • airton leimar
    • 16 de agosto de 2013

    muito legal ae

    • kin takareshi
    • 10 de fevereiro de 2014

    cara meu trabalho de filosofia se trata de falar a moral do mito,a interpretacao correta que esse mito quer passar,vc pode me ajudar?

    • Macius Melhem
    • 15 de fevereiro de 2014

    Narciso não era necessariamente Gay. Não fazia parte da cultura antiga distinguir heterossexualidade de homossexualidade. O amor e o desejo era por pessoas, independente do sexo. O corpo era tido como algo a ser cultuado. Com o tempo a cultura foi mudando e as pessoas acabam por não entender as ideologias dessa época e ironizando, chamando-o de frajola e afins. Parabéns pela história Richard. Belo mito.

  4. EU GOSTEI SIM

  5. como eu faço para achar a biografia do autor eu nao estou conseguido achar se vcs solberem o site manda o site por favor por favor.. obg. 🙂

    • amanda
    • 18 de abril de 2014

    muito boa essa história muito mesmo

    • sidney
    • 24 de abril de 2014

    quredo chata

    • monike adriani
    • 1 de junho de 2014

    amei ele se apaixona pela propia imagem
    9 anos e cinco meses.

  6. Ele se apaixounou por si mesmo 😀

      • safds
      • 20 de outubro de 2015

      viado neh mano?


  7. :p
    😀
    (^^^^)
    (^^^)

  8. chato

    • erick
    • 28 de outubro de 2014

    muito bom

    • Celso Gomes
    • 16 de fevereiro de 2015

    Temos hoje milhares de narcisos, nas academias, nas depilações, nos cortes de cabelos etc. mulheres que é bom neca, nas roupas cheias de frescuras etc. Homens ?.

    • glee
    • 10 de março de 2015

    ele era gay

  9. ele e uma bichaaaaaaaaaa s2s2s2s2s2s

    • kakabobesponja
    • 8 de abril de 2015

    pq ele virou um aflor nao tendi ? kk

    • kakabobesponja
    • 8 de abril de 2015

    kesia
    :

    pq ele virou um aflor nao tendi ? kk

  10. eu fiz esse trabalho hoje na escola lidia sala 17 5;c prof .jane escola
    leovergilio moreira

    • Eduarda
    • 11 de junho de 2015

    A historia foi tam romantica

  11. parabéns o criador do blog,você me ajudou muito no meu trabalho e Filosofia.OBRIGADO DE NOVO!!!

    • FlavinhaSouza
    • 24 de agosto de 2015

    Achei muito legal parabens gosto muito dessa historia eu amo essas coisas sobre mitologia grega kk

    • josiane marques
    • 25 de agosto de 2015

    legal d mais…..

    • josiane marques
    • 25 de agosto de 2015

    adoleiiiii ….

    • josi
    • 25 de agosto de 2015

    muito fffffffffffff

    • josiane marques
    • 25 de agosto de 2015

    adoluuuu mitos……

    • josiane marques
    • 25 de agosto de 2015

    gostei do mito e muito legallllll…..

    • josiane marques
    • 25 de agosto de 2015

    fica ligado nos contos galerinha……….

    • josiane marques
    • 25 de agosto de 2015

    kkkkk fica a dica galeraaaaa……………………………..

    • rui
    • 1 de outubro de 2015

    nossa que bosta

  12. NOSSA QUE BOSTA

  13. Cá dêa tété caraio

    • ZXVBD
    • 20 de outubro de 2015

    easgfsziyfck\z uazsfm uxTIXV MJHUYF 456889D

  14. a historia e grega mais no meu livro nao e a historia desse jeito e mais grande e a eco e muda e ele vira uma flor

  15. a historia e mais grande e a eco e muda e ta errado o meu livro ou a historia . a historia e grega

  16. não tem nada ave oque minha professora contou e a historia que a minha professora contou e mas legal

    • richard
    • 9 de fevereiro de 2016

    a minha tambem
    essa e chata .

    • Jorge Luiz Ferras da Silva
    • 23 de março de 2016

    de onde é o mito e qeem o criou ?

  17. naciso era muito ispeto

    • Mathews da cachinhoca
    • 15 de junho de 2016

    Vlw Vó tirar um 10 no meu trabalho

    • Nil
    • 22 de outubro de 2016

    Tem gente que dá palpites sem nem saber do que se trata mitologia. E pior, não sabe nem escrever…

    • tiago
    • 10 de novembro de 2016

    muito legal mano continue fazendo historias de mitos gregos

    • tiago
    • 10 de novembro de 2016

    me ajudou no meu trabalho de casa tambem valeu

    • agueda maria leite
    • 27 de abril de 2017

    oi tenho blog contosdefadas9 estou escrevendo um livro vão lá

    • agueda maria leite
    • 27 de abril de 2017

    : D

    • Rayssa
    • 17 de março de 2018

    Muito legal eu nunca tinha ouvido essa história ela é muito interessante amei

    • João Carlos
    • 16 de novembro de 2018

    Afinal! Qual é o verdadeiro (original) conto de Narciso? Eu li há muito tempo, que ele morrera afogado, quando estava admirando a sua beleza refletida no lago…caiu, não sabia nadar e morreu…

  18. Mnn Narciso é mlc mnn qm morre assim?! Q merda pior trabalho

    • Tives
    • 11 de dezembro de 2019

    O que me chama a atenção e a psicanalise colocar a o nome narcisismo para pessoas que fazem coisas parecidas com o que é contado na mitologia, mas não vejo aqui que ele, Narciso foi enfeitiçado e cometer o erro de olhar no seu reflexo. E não culpar Eco que o enfeitiçou.

    • Tives
    • 11 de dezembro de 2019

    O erro pelo que se ve não foi de narciso, mas sim de uma mulher que é Eco, o feitiço é algo que leva um homem no caso narciso a cometer o erro. Será que o nome narcisismo não deveria mudar para ecosismo,

    • Dj paozinho
    • 11 de fevereiro de 2020

    Obrigado esse site me ajudou muito :3 ksks vlw

    • Mitrutaä
    • 27 de agosto de 2021

    Outra moral da história é q se vc tentar evitar seu destino vc só chegará à este mais tragicamente

  1. 29 de novembro de 2013
  2. 14 de setembro de 2016
  3. 24 de agosto de 2019
  4. 29 de agosto de 2020

Deixe um comentário